BNB confirma renegociação das dívidas rurais no Norte de Minas

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith, informou ao deputado federal Humberto Souto, que o BNB deverá publicar na próxima semana a regulamentação da renegociação das dívidas dos produtores rurais do Norte de Minas atingidos pela seca. A medida é esperada desde 23 de novembro do ano passado, quando deputados, prefeitos e líderes rurais da região foram recebidos pelo vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, que os levou ao presidente Luiz Iácio Lula da Silva.
Smith disse que “está tudo resolvido, devemos publicar a regulamentação da renegociação na próxima semana”. Informou que houve entendimento entre o BNB, Ministério da Integração Nacional e Ministério da Fazenda, possibilitando a renegociação com os produtores do Norte de Minas independente da renegociação geral, para produtores rurais de todo o Brasil, que está sendo discutida entre a área econômica do governo federal, Congresso Nacional e Conselho Monetário Nacional.
O vice-presidente José Alencar informou sobre a orientação dada pelo Banco do Brasil às suas agências no Norte de Minas, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha, para reescalonar o pagamento das dívidas dos produtores atingidos pelos efeitos da seca que já matou cerca de 200 mil bovinos e destruiu lavouras e pastagens na região. Faltava, no entanto, autorização para renegociação dos créditos do BNDES e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), confirmada hoje pelo presidente do Banco do Nordeste, principal operador do Fundo, que chega a responder por 90 por cento dos financiamentos na região.
A promessa do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, no início das negociações com a bancada norte-mineira é de prorrogação por quatro anos, com dois anos de carência, para dar tempo de os agropecuaristas voltarem a produzir e a ter condições de pagar suas dívidas, lembra o deputado Humberto Souto. Mesmo assim, Ildeu Maia fica falando asneiras com respaldo do PIGPartido da Imprensa Golpista
Advertisements
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s