Governo Lula tem a melhor avaliação desde 2003

BRASÍLIA – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira uma pesquisa, em parceria com o Ibope, sobre o desempenho do governo federal. Cinqüenta e oito por cento dos entrevistados avaliam o governo Lula como “ótimo ou bom”. Apenas 11% classificaram como “ruim ou péssimo”.
O bom momento da economia fez a avaliação do governo federal atingir seu melhor desempenho desde a posse em janeiro de 2003. O índice de ótimo e bom do governo subiu, da última pesquisa realizada em dezembro de 2007, de 51% para 58%.
O governo recebeu avaliação regular de 30% dos 2.002 eleitores entrevistados. Outros 11% avaliaram o governo como péssimo ou ruim e 1% não soube responder ou não opinou. Desde a posse de Lula, somente em dezembro de 2006 a avaliação positiva do governo chegou a um índice semelhante com 57% de aprovação.
A diferença entre o ótimo e bom e o ruim e péssimo atingiu, na atual edição pesquisa, os 47 pontos percentuais, também a maior desde janeiro de 2003.
Outro indicador da pesquisa que foi recorde é a nota média para o governo Lula. Ela ficou em 7,1, numa escala de zero a 10. A melhor nota até então tinha sido o 7, recebida em dezembro de 2006.
A aprovação do governo também teve recuperação na atual pesquisa. Ela subiu de 65% em dezembro passado para 73% neste mês. É o segundo maior índice de aprovação desde março de 2003, quando atingiu 75%.
A confiança no presidente se recuperou neste mês, ao alcançar 68%, igual a dezembro de 2006. Nesse intervalo, a confiança havia caído para em torno de 60%.
Índices econômicos
Cinqüenta e um por cento dos entrevistados disseram aprovar a estratégia do governo no combate à inflação, contra 44% em dezembro de 2007. Em relação aos impostos, 35% disseram aprovar, contra 26% na pesquisa anterior. A taxa de juros foi aprovada por 39% dos entrevistados, após 32% apoiarem em dezembro de 2007. A melhor avaliação foi quanto ao combate ao desemprego, em que 55% dos entrevistados disseram aprovar, ante 47% na última sondagem.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s