Lugo deve seguir exemplo de Lula, sugere ‘Times’

O Paraguai, segundo país pobre da região, não pode repetir o mesmo erro”, diz o texto.No editorial, intitulado Poor Paraguay (Pobre Paraguai, em tradução livre), o jornal afirma que apesar de a vitória de Lugo se tratar de “um evento extraordinário, até revolucionário” no contexto histórico do país, o novo presidente deve agir com cautela.
Segundo o diário britânico, com exceção de sua postura sobre o tratado de Itaipu, o discurso de Lugo era “claramente vago” e seus planos de acabar com a corrupção e reduzir a pobreza, difíceis de colocar em prática dadas as condições atuais do Paraguai.
Além disso, o Times afirma que, apesar da derrota nas eleições, o Partido Colorado permanece como uma “máquina política formidável” e tem a maioria no Senado, o que limitaria as opções de governo do presidente eleito.
Por isso, o diário sugere que Lugo “coopere e siga os passos do seu parceiro brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva”. Segundo o jornal, apesar de o líder brasileiro já ter afirmado que não irá mudar os termos do Tratado, ele teve “a honestidade de admitir que os termos atuais são duros com o Paraguai e que o Brasil deve aumentar a ajuda que oferece ao vizinho”.
De acordo com o Times, um acordo como este pode permitir que Lugo faça alguns progressos sociais e econômicos e ganhe tempo para as reformas que pretende implementar.
“Lula, que provou ser um democrata social astuto e que está modernizando o seu país, seria um excelente exemplo para o novo presidente do Paraguai”, diz o texto. “Ele também oferece um contraste entre outros exemplos óbvios de liderança, como Hugo Chávez, na Venezuela”.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s