Lei seca: acidentes não são fatalidades. São evitáveis.

A chamada “Lei seca” na fiscalização do transito de motoristas foi uma medida necessária. As mortes no transito no Brasil mataram e mutilaram nos últimos anos muito mais pessoas do que as ultimas guerras intervencionistas dos EUA no Iraque, Afeganistão e Bósnia.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 35% dos envolvidos em acidentes de trânsito no país tem entre 18 e 20 anos. Mais de 186 mil jovens se envolveram em acidentes nas ruas e estradas do país.
O abuso de álcool, alta velocidade e excesso de confiança, são os principais fatores que colocam esses jovens na zona de risco.
Os dados do SUS mostram que os jovens são as vítimas diretas dos acidentes de trânsito. Do total de internações relacionadas a acidentes de trânsito de janeiro a julho deste ano, 20.891 foram de jovens de 20 a 29 anos. No mesmo período do ano passado, o número foi de 20.620. No total, as internações relacionadas aos acidentes corresponderam a 15% do total que deu entrada no SUS, em 2006 e nos primeiros meses de 2007. Especialista na reabilitação de sobreviventes, o diretor da Rede Sarah de hospitais, Aloysio Campos da Paz, considera que o volume de acidentes fatais caracteriza um “genocídio” nas estradas. Entre os jovens de 20 a 39 anos se concentram 45% das mortes.
– Todo ano, o país perde milhares de jovens que deveriam estar no mercado de trabalho, e há um número ainda maior de pessoas com lesões irreversíveis – afirma Campos da Paz.
Pesquisadora do Instituto Claves, ligado à Fiocruz, Kathie Njaine sustenta que grande parte das vidas perdidas no trânsito poderia ter sido poupada:
– Esses acidentes não são fatalidades. São evitáveis.
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