Brasil perde Célio de Castro

Morreu hoje em Belo Horizonte, vítima de uma parada cardíaca, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro, que foi eleito prefeito da capital mineira duas vezes, em 1997 e em 2001.
Célio foi internado na sexta-feira (18), em decorrência de uma arritmia. Uma infecção urinária, seguida de uma infecção generalizada, agravaram o quadro clínico do ex-prefeito.
Biografia
Célio de Castro foi eleito prefeito de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, por duas vezes, em 1997 e em 2001. Formado médico pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1958, natural de Carmópolis de Minas, foi deputado federal por dois mandatos (1986-1990) e (1990 -1994), líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro na Câmara Federal e Presidente do PSB em Minas Gerais. Em 1992, foi eleito Vice-Prefeito na chapa de Patrus Ananias de Sousa respondendo, no primeiro ano, também, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Era filiado ao PT.
Teve participação intensa nas luta pelo fim da ditadura militar, a favor da anistia e pelas eleições diretas.
Eleito Deputado Federal Constituinte, em 1986, atuou nas áreas dos Direitos Individuais, Direitos Sociais, dos Trabalhadores, da Saúde, Educação, Direitos dos Povos Indígenas, incluídas no texto da atual Constituição Federal.
Elegeu-se prefeito de Belo Horizonte pela primeira vez em 1997 com 809.992 votos – 76,5% do total dos votos válidos, segundo dados da prefeitura. Coordenou a Frente Nacional de Prefeitos, até 2000. Reeleito prefeito de Belo Horizonte – mandato 2001 a 2004, entrou para o Partido dos Trabalhadores em setembro de 2001. Desde novembro de 2001, estava licenciado para tratamento de saúde.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s