Alto Belo realizou sua 27ª festa de folias de reis

Aconteceu neste último final de semana, a Festança de Alto Belo, que é a maior e mais autêntica festa de folia de Reis do Brasil. A fama da festa é associada principalmente ao músico e compositor Téo Azevedo.
A importância desse artista para a cultura sertaneja do país é enorme. Ele é considerado o músico vivo com o maior número de músicas compostas, em torno de 1500 gravações. Já gravaram as suas obras artistas como Luiz Gonzaga, Sérgio Reis, Zé Ramalho, Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico e outros tantos.
Neste ano a atração da festa foi marcada pele seguinte programação:
Sexta feira, 09 de janeiro de 2009
Levantamento do mastro de Santos Reis Festeiro; giranda de fogos de artifício e presépio vivo; Hino Nacional tocado na rabeca por Júnior Botelho dançado por Ana Cláudia Azevedo; apresentação do Terno da Folia de Reis de Alto Belo; encontro de 10 Ternos de Folia do Norte de Minas e Vale Jequitinhonha, além do encontro de solistas de viola caipira: Junior Botelho, Erison Pimenta, João Pedro,Orquestra de Violeiro Luar do Sertão, Sinval de Gameleira, Rodrigo Azevedo, Arnaldo de Freitas (Ligeirinho – SP) e Adão da Viola. O encerramento da noite ficou por conta do forró pé-de-serra para ouvir e dançar com o Trio Pequizeiro e a cantora Valéria Pimenta.
Sábado, 10 de janeiro de 2009
Terno de Pastorinhas Altobelense; grupo de danças Calanguê; corridas de jegue, porco, cachorro, galinha, cavalo de pau, de costas e carrinho de mão; encontro de grupos de danças juninas; terno da Folia de Reis de Alto Belo; atrações variadas: Valdo & Vael, Fernanda Azevedo, Rodrigo Azevedo, Téo Azevedo, Marimbondo Chapéu (rabequeiro), Charles Boa Vista & Carlos Maia, Herberth Lincoln, Wilmar de Oliveira & Jorge Nélson – BH, Rodrigo Mattos & Praiano, Teatro de Mamulengo “Presepada” Chico Simões Brasília/DF, Carlos Gomes & Ivania Catarina, o Couboy Caipira deSão Paulo e o Forró pé-de-serra para ouvir e dançar com Zé Lú & Trio Pequizeiro, com a participação especial de José Fábio.
Domingo, 12 de janeiro de 2009
Terno de Pastorinhas Altobelense e grupo de danças Calanguê; missa campal celebrada pelo Pe. Antônio Brígido, com a participação especial da Igreja Católica de São José de Alto Belo e o Terno da Folia de Reis de Alto Belo; homenagem a Godofredo Guedes – Espetáculo “Ùltimo Choro”Balé de Câmara de Montes Claros; Wilson Dias, teatro de mamulengo “Presepada” Chico Simões; Brasília, Leyde & Laura de SP; Billy Nelson; Além de Afonso Pimenta & Moisés Pimenta, Marcílio Diniz, Cecílio Bocaiuva, Andelson Cardoso, Ariedson & Renan, Irene, Nenen e Toni Agreste, Dino Reis & Adrione.
Durante os três dias de festa houve diversos concursos, com prêmios para o melhor mentiroso, melhor imitador de personagens da região, melhor contador de causos, melhor imitador de Téo Azevedo, a risada mais engraçada, maior roedor de pequi, maior chupador de manga, maior chupador de limão sem fazer careta, mais rápido comedor de farinha sem entalar a garganta, maior roedor de rapadura, melhor prato feito com o pequi e suas variedades, campeonato de jogo de truco, feira de artesanato e comidas e bebidas típicas e mostra de Literatura de Cordel.

A Festa de Alto Belo é realizada sempre no primeiro fim de semana após o Dia de Reis (6 de janeiro), e consegue atrair diversos artistas conhecidos e respeitados no meio da música sertaneja. É a oportunidade de testemunhar uma celebração autêntica, já que ela é organizada por alguém que está diretamente envolvido com a cultura local.

O distrito de Alto Belo fica localizado no município de Bocaiúva, a menos de 50 km de Montes Claros.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s