Programas sociais são parte da solução para a crise financeira

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, esteve na Assembleia Legislativa, no último dia 9/6, para falar sobre a crise e as medidas do governo Lula para enfrentá-la.
Patrus afirmou que os programas sociais, como o Bolsa Família, os dirigidos a idosos e adolescentes – coordenados no Ministério do Desenvolvimento Social(MDS) – “são parte da solução para a crise ao estabelecerem um círculo virtuoso do desenvolvimento econômico vinculado ao desenvolvimento social.” Ele participou de audiência na Comissão Extraordinária para o Enfrentamento da Crise Econômico-Financeira Internacional, na terça, 9/6.
Em números, o ministro Patrus apontou que a pobreza no Brasil continua diminuindo, apesar da crise financeira internacional. A taxa de pobreza de março de 2009 ficou em 30,7%, contra 42,7% no mesmo mês em 2008. “Entre os fatores para esse resultado estão a rede de garantia de renda aos pobres.” Os dados são de maio desse ano, produzidos pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Aplicadas, que analisam as seis principais regiões metropolitanas do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre). Outro dado apresentado foi que o estudo divulgado pela FGV(Fundação Getúlio Vargas), em fevereiro de 2009, confirma a ascensão social e a expansão da classe C no país. Em dezembro de 2008, a “classe média emergente” correspondia a 53,8% do total de brasileiros das seis maiores regiões metropolitanas do Brasil avaliadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal de Emprego. Também o Anuário lançado em janeiro de 2009 pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que os supermercados do Nordeste faturaram mais do que as outras regiões e que aumentou o consumo das classes D e E.
Segundo a instituição, o Bolsa Família contribuiu para este cenário, acrescentando até 58% na renda das famílias nordestinas. As classes C e D se transformaram na principal base de consumo no País.
Advertisements
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s