MP denuncia empresário amigo de Virgílio Guimarães

O Ministério Público Federal em Santos (SP) denunciou nesta terça-feira (21) o empresário Marcos Valério e mais sete pessoas investigados na Operação Avalanche, da Polícia Federal, pelo crime de exploração de prestígio.

Deflagrada em outubro de 2008, a operação foi desencadeada para investigar inicialmente a apropriação indevida de dinheiro apreendido durante fechamento de bingos. Valério chegou a ser preso sob suspeita de encomendar um inquérito policial falso para prejudicar dois fiscais da Fazenda paulista e beneficiar a cervejaria de um amigo.

O empresário foi solto em janeiro beneficiado por um habeas corpus.

Para o Ministério Público, a denúncia de hoje revela mais uma frente da atuação da quadrilha. Segundo os procuradores, Valério e os demais denunciados contrataram os serviços do juiz aposentado José Ricardo Tremura para influenciar no andamento de uma ação de interesse de uma cervejaria que tramitava no Fórum de Boituva (SP).

Tremura teria concordado em influenciar os juízes responsáveis pelo processo em troca de dinheiro do grupo interessado.

Os procuradores não conseguiram comprovar indícios de que a atuação do juiz aposentado tenham afetado o trâmite da ação contra a cervejaria. Porém, para os procuradores, o simples fato de o grupo ter solicitado dinheiro a pretexto de influir sobre os juízes atuantes em Boituva já corresponde ao crime de exploração de prestígio.

Valério é réu no processo do mensalão que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele responde pelos crimes de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Outro lado

O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, afirmou que só irá se pronunciar sobre o assunto após tomar conhecimento do teor da denúncia.

A reportagem não localizou a defesa do juiz aposentado para comentar a denúncia. As informações são da Folha Online.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s