Procurador da República dá parecer contrário à perseguição do DEMos à estudantes cotistas negros

O procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a concessão de medida cautelar pedida pelo partido DEMos para cancelar o ingresso de vestibulandos negros pelo sistema de cotas raciais na UnB (Universidade de Brasília).
DEMos alegou inconstitucionalidade.
PGR: princípio da igualdade é compatível com promoção de ações afirmativasDe acordo com o PGR, ao contrário do que alega o DEMos, o princípio da igualdade, tal como concebido no sistema constitucional brasileiro, não só é compatível, como, em determinadas situações, até exige a promoção de políticas de ação afirmativa, para superação de desigualdades profundamente entrincheiradas nas nossas práticas sociais e instituições.
No parecer, Gurgel explica que a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, devidamente incorporada ao ordenamento interno brasileiro, é expressa ao autorizar as políticas de ação afirmativa baseadas em critério racial para favorecimento de indivíduos e grupos em situação de desvantagem.
Destaca também que o art. 3º, inciso IV, da Constituição Federal, ao vedar os preconceitos de raça, sexo, cor, idade, e outras formas de discriminação, “não pode ser visto como um empecilho para a instituição de medidas que favoreçam os grupos e segmentos que são costumeiramente discriminados, ainda que tais medidas adotem como fator de desigualação qualquer destes critérios”.
.
.
.
.

Página Mundo

Eleições em Honduras

Como se Honduras não estivesse imersa em uma de suas piores crises políticas após o golpe de Estado, os dois principais candidatos presidenciais preparam suas campanhas para as eleições de novembro, cuja validade é questionada. Porfirio Lobo, candidato do Partido Nacional, opositor de Manuel Zelaya, e Elvin Santos, do Partido Liberal, do presidente deposto, estão preparando propaganda eleitoral, apesar de a eleição correr o risco de ser ignorada pela comunidade internacional, que não reconhece o governo interino.

Página Brasil

Marina Silva com um pé no PV

O desdém do PT com a senadora Marina Silva (PT-AC) pode custar caro ao partido a saída dela da legenda. A parlamentar, ex- ministra do Meio Ambiente, iniciou conversações sérias para se filiar ao Partido Verde. Símbolo da ala ambiental do PT, ela teria postura independente no PV. A pá de cal na relação entre o partido e a senadora foram a aprovação da MP 458, que prevê a regularização fundiária de 67 milhões de hectares da Amazônia, e o enquadramento imposto pelo Palácio do Planalto aos senadores petistas no caso Sarney.

Página Minas

Corrupção aumenta em Minas


O volume de contas municipais rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) segue trajetória ascendente no Estado. De 2007 para 2008, o número mais que dobrou – passou de 65 para 150, aumento de 130,76%. Também houve aumento na quantidade de processos analisados – de 513 para 731 (42,49%) -, mas muito inferior ao crescimento dos pareceres pela reprovação das finanças.

Página Brasil

Mais um corpo estendido no chão


O presidente Lula sancionou lei que regulamenta a profissão de mototaxista no país. Depois que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir os últimos detalhes, caberá aos municípios autorizarem ou não o serviço. O texto do projeto, que tramitava há oito anos no Senado, regulamenta também as profissões de motoboy e motovigia, que presta serviço de segurança comunitária.

Página Cidade

Ô dó! Funorte dançou na Copa Macaé


Na linguagem do próprio futebol, Funorte bateu na trave.
O time de Montes Claros perdeu para a Seleção dos Estados Unidos, nos pênaltis, e ficou com o vice-campeonato da Copa Macaé Juvenil, encerrada no último 29/07, no Clube Cidade do Sol, no interior do Rio de Janeiro. Depois de eliminar o trio carioca formado por Vasco, Olaria e Flamengo na primeira fase, quartas e semifinal, o FEC até que deu conta de segurar a Seleção dos Estados Unidos no tempo normal, empatando sem gols. Os rivais haviam vencido todos os cinco jogos realizados até a final.

Página Norte de Minas

Bola de fogo assusta Pandeiros

Suposto meteorito cai na região de Pandeiros em Januária, Norte de Minas. Segundo a Policia Militar, populares avistaram no céu um rastro de fumaça ontem por volta das 20 horas de ontem (29/07) que caía em zigue zague rumo ao chão. Depois da queda, uma grande labareda de fogo foi avistada na direção de Pandeiros, a 48 quilômetros de Januária.

Era Tadeu

Distribuidora da Skol fecha as portas na cidade

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s