76% acham o Governo Lula melhor do que o de Fernando Henrique

Quase 80% do eleitorado brasileiro aprova o desempenho do presidente Lula; 70% considera seu governo ótimo ou bom; 76% dos eleitores acham o Governo Lula melhor do que o Governo Fernando Henrique e quase metade de todo o eleitorado não votaria no candidato apoiado por FHC.. Esses dados constam da mais recente pesquisa feita pelo instituto Sensus para a Confederação Nacional do Transporte e indicam que aumentou, entre setembro e novembro, o número de brasileiros que avaliam positivamente o governo e que aprovam o desempenho de Lula.
    Realizada entre os dias 16 e 20 de novembro, com 2.000 eleitores em 136 municípios de 24 estados, a pesquisa CNT/Sensus apurou também a intenção de voto para as eleições presidenciais de 2010. E aponta uma queda na diferença do principal pré-candidato do PSDB, governador José Serra, em relação à pré-candidata do PT, ministra Dilma Rousseff. Segundo a pesquisa, Serra obteve 31,8% das intenções de voto; Dilma, 21,7%; Ciro Gomes (PSB), 17,5% e Marina Silva (PV) 5,9%.
   “Serra caiu 15 pontos percentuais nos últimos 12 meses”, disse o diretor do Sensus, Ricardo Guedes. 
   “O Serra cai em função do apoio do Fernando Henrique, que fala em nome dele, independentemente dele querer ou não. O apoio ostensivo de FHC é prejudicial”, afirmou Clésio Andrade, presidente da CNT.
   Num cenário em que o Sensus substituiu Serra por Aécio Neves e manteve os outros três nomes, Ciro Gomes somou 25%; Dilma, 21,3%; Aécio, 14,7%, e Marina 7,3%.
    Nas simulações sobre o 2º turno da eleição presidencial, José Serra aparece com 46,8% e Dilma com 28,2%. As posições de invertem no cenário em que o adversário tucano de Dilma é Aécio. Neste caso, a pré-candidata do PT soma 36,6%, enquanto Aécio fica com 27,9%.
 
TRANSFERÊNCIA DE VOTOS 
     O Sensus comparou a capacidade de Lula e de Fernando Henrique em transferirem votos para seus candidatos à eleição presidencial de 2010. Concluiu que 51,7% votaria ou poderia votar no candidato apoiado por Lula, enquanto apenas 17,2% votariam no candidato apoiado por Fernando Henrique. A pesquisa aponta ainda que quase 50% do eleitorado não votaria no candidato apoiado por FHC, enquanto 16% não votaria no candidato de Lula.
 
GOVERNO LULA X GOVERNO FHC
    A série histórica da Pesquisa CNT/Sensus, iniciada em julho de 1998, revela que o índice de aprovação popular alcançado em novembro pelo Governo Lula é mais de duas vezes superior ao melhor índice de aprovação obtido pelo Governo Fernando Henrique no segundo mandato. Enquanto hoje 70% dos eleitores avaliam positivamente o Governo Lula, no melhor momento do Governo Fernando Henrique, em março de 2001, 33,3% do eleitorado o avaliava positivamente.
    Também é grande a diferença de avaliação sobre o desempenho de Lula e de Fernando Henrique. No melhor momento de FHC, em abril de 2001, 46,1% aprovavam seu desempenho. Esse índice é inferior ao pior que Lula obteve (46,7%), em novembro de 2005. Hoje, 78,9% aprovam o desempenho do presidente. 
 
OTIMISMO 
    A Pesquisa CNT/Sensus mediu ainda os níveis de (in)satisfação e também de expectativa do eleitorado em relação ao emprego, à renda, à saúde, à educação e à segurança pública. Em todos os casos a expectativa da maioria dos eleitores é positiva. No entanto, aumentou de 46,9%, em setembro, para 53,5%, em novembro, a parcela do eleitorado que disse que a segurança pública piorou nos últimos seis meses.  
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s