Farmácias populares já têm remédio contra gripe suína

O fosfato de oseltamivir, remédio usado no tratamento da gripe suína, está disponível desde ontem nas 530 farmácias próprias do Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Serão disponibilizados dois milhões de tratamentos para distribuição gratuita mediante receita prescrita por médicos da rede pública ou particular. A receita tem validade de cinco dias e será retida pela farmácia.
“A receita é fundamental para evitar a automedicação, a corrida às farmácias e a venda indiscriminada”, explicou o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.
O medicamento que chegou às farmácias populares foi produzido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir do princípio ativo que o Ministério da Saúde tinha em estoque. O próprio Farmanguinhos distribuirá o oseltamivir e enviará relatórios quinzenais ao Ministério da Saúde sobre a demanda em cada uma das farmácias. A intenção é monitorar a procura pelo remédio e controlar a distribuição dos tratamentos, de acordo com as necessidades locais.
Além das farmácias populares, o oseltmivir continuará a ser distribuído nos postos e hospitais definidos pelas secretarias de saúde dentro da estratégia nacional de enfrentamento da gripe suína. O estoque do Ministério da Saúde é suficiente para 21,9 milhões de tratamentos adultos e pediátricos.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s