Memorial Darcy Ribeiro

Na próxima segunda-feira 10, o Ministério da Cultura e a Petrobras estarão liberando recursos de R$ 10 milhões para a construção do Memorial Darcy Ribeiro na UnB.
Segundo Paulo Ribeiro, presidente da Fundação Darcy Ribeiro e sobrinho de Darcy, o prédio a ser construído será um pouco diferente do projeto original, feito a quatro mãos pelo próprio Darcy Ribeiro e o arquiteto e professor aposentado da UnB Lelé Filgueiras. “Originalmente, o Beijódromo era a céu aberto, mas no novo projeto a arquibancada será coberta”, explica Paulo Ribeiro. Ele conta que a possibilidade de cobrir o Beijódromo chegou a ser aventada por Darcy, a fim de aumentar o conforto do público.
Para o arquiteto Lelé Filgueiras, a mudança não modifica o espírito do projeto original e permite que o espaço atenda a necessidades da Universidade e da Fundação. “O Memorial era pensado mais como uma biblioteca, não estavam previstas salas de aula, por exemplo”, conta Lelé. Com a cobertura, o Beijódromo também poderá ser usado como para atividades didáticas e de formação, além de ser um espaço de socialização. O reitor José Geraldo de Sousa Júnior lembra que o beijódromo foi concebido como um lugar onde estudantes e alunos pudessem expressar seu afeto, sem o qual a universidade não poderia ser feliz.
O material reunido por Darcy ao longo de sua vida estará aberto à visitação pública. São 30 mil livros que pertenceram a Darcy Ribeiro e a sua primeira mulher, a antropóloga Berta Gleizer Ribeiro; documentos pessoais, como cartas trocadas com oscar Niemeyer e o filósofo francês Jean-Paul Sarte; obras de arte brasileiras, como quadros de Portinari; e artefatos indígenas dos mais diversos. O acervo foi declarado pela Presidência da República como de utilidade pública e social. Hoje, todo o material encontra-se na sede da Fundação, no Rio de Janeiro.
Com informação da UNB Agência
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s