Mães de santo abençoam a católica Dilma

Autor(es): DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Folha de S. Paulo  – 15/05/2010

Presidenciável do PT vai a uma missa pela manhã e ao dia de Oxalá, à noite

Questionada sobre o aborto, pré-candidata ao Planalto diz que “mulher nenhuma é a favor do aborto”, mas que o Estado tem de cumprir a lei
Para atrair os votos de todos os credos, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, assistiu a uma missa ontem pela manhã, disse que é, sim, católica, mas, à noite, recebeu a “bênção” de mães de santo em um evento promovido pelo PT.
Na missa, Dilma acompanhou os cânticos cristãos, ajoelhou-se, cumprimentou fiéis e bispos, sempre orientada por Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Lula.
A petista, que ao longo da sua pré-campanha já se posicionou de várias maneiras em relação à sua fé, disse ao ser questionada sobre ser católica: “Eu sou”.
Deu rodeios, no entanto, ao falar sobre o instante em que se converteu ao catolicismo. “No mesmo momento que cada um dos brasileiros. A gente nasce, é batizado, crismado, estuda em colégio de freira e ao longo da vida, você vive as suas experiências”, afirmou a petista.
A missa da qual Dilma participou faz parte da programação do 16º Congresso Eucarístico Nacional, promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A entidade, que vai orientar os fiéis a não votarem em candidatos que defendem ideias opostas às da Igreja Católica, como a liberalização do aborto, foi apoiada pela petista. “A igreja tem todo o direito de fazer isso”, disse.
Sobre a questão do aborto, Dilma disse ser a favor da política pública para os casos de aborto previstos em lei: “O Estado tem de prover, em termos de saúde pública, as condições para que se cumpra isso”, disse.
Dilma falou ainda que “mulher nenhuma é a favor do aborto”, e que essa é uma distorção comum. “Não é uma questão se eu sou contra ou a favor. É o que eu acho que tem que ser feito.”
Para finalizar o dia religioso, a pré-candidata recebeu, à noite, uma bênção, desta vez de mães de santo, durante encontro com o Movimento Negro do PT. Dilma participou de homenagem ao dia de Oxalá, comemorado toda sexta-feira.
Na abertura do encontro, Dilma disse que, se eleita, ampliará a política de cotas raciais no ensino “queiram eles ou não”. A pré-candidata chegou a apoiar manifestação do público para adoção do sistema em cursos de pós-graduação.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

2 respostas a Mães de santo abençoam a católica Dilma

  1. Anonymous diz:

    Música para Anastasia,Na casa do senhor não existe anastasia, xo anastasia, xo anastisia.

  2. Anonymous diz:

    No site do Jornal O Norte de Minas, Aldeci Xavier conte mais um erro de português, troca "Gafe" por "Garfe"! Uma verdadeira Gafe!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s